Livros - Astronomia - Parsec

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Livros - Astronomia

Biblioteca
Muito da astronomia se faz em cima de livros. Querer usar um telescópio, ou mesmo um binóculo, e achar algum objeto na esfera celeste sem nunca ter folheado um atlas estelar ou mesmo olhado um simulador da esfera celeste, seria o mesmo que caminhar antes de engatinhar.

Em astronomia duas qualidades são essenciais: paciência e persistência ! E, além disso, muita leitura.

Infelizmente, muito da literatura sobre o assunto esta em língua inglesa e isso pode ser ou não um empecilho ao novato em astronomia. 

Os livros listados aqui, longe de abrangerem todos os tópicos, reflete parte da minha biblioteca pessoal de astronomia. Em hipótese alguma são indicações de que você deve compra-los. Muitos estão disponíveis em arquivos PDF na internet. Como anarquista que sou (ao menos me disseram isso, embora não me considere), sou favorável que você os obtenha, leia e verifique por você próprio se vale investir na edição impressa. 

Edições impressas são caras, mas acho que vale cada centavo. Não há nada comparável a se folhear, pegar em um livro, poder fazer anotações em suas páginas. A compra do livro também estimula o autor a desenvolver outros e assim podermos ter atualizações. No final o livro vai refletir sua personalidade individual. Para quem se interessar, as imagens levam ao link da Amazon.com (livro não paga imposto). Boa leitura !!!!

Em tempo: anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem
Handbook of Practical Astronomy
Gunter D. Roth
2009



Um dos melhores livros sobre o assunto. Abrange todas as áreas da astronomia amadora. Vale cada centavo investido. Livro para acompanhar sua jornada na astronomia amadora. Essa é uma tradução do original em alemão. Uma referência na área.
Observational Astronomy
D. Scott Birney, Guilhgerme Gonzalez, David Oesper
2006



Considerado muito leitura fácil para os estudantes americanos de graduação em astronomia, segundo alguns professores. Me parece mais uma leitura agradável para o amador de astronomia, mas não diria que não se adequa a graduação.
Astrophotography
Thierry Legault
July, 2014



Livro do mestre em astrofotografia Thierry Legault. Tradução do original em francês e um dos melhores livros na área. Uma coisa que acho incomôda nesta edição é o layout quadrado do livro. Pessoalmente, acho ruim de manusear, mas entendo que é por causa das fotografias (o livro é muito ilustrado). O papel utilizado me parece papel semibrilho e isso para valorizar ainda mais as fotos, mas pode ser cansativo de ler sob luz muito brilhante. Já a foto de capa diz a que o livro vem (a imagem na internet não faz jus ao que se tem impressa).
The Handbook of Astronomical Image Processing
Richard Berry and James Bournell
2005



Este livro é referência sobre uso e técnica de CCD. Se você for um astrofotografo sério e não apenas um amante da astrofotografia, este livro é de leitura obrigatória e deve fazer parte na sua estante em local de destaque. Tudo sobre o uso de CCD, bias, light frames, dark frames, binning, e outras técnicas é descrito minuciosamente. 
Photoshop Astronomy
R. Scott Ireland
2009



Este livro é basicamente um tutorial sobre o uso do Photoshop para tratamento de fotos em astronomia. É acompanhado de um CD com imagens para treinamento. O livro é bom e didatico. O único problema é que você precisa ter o Photoshop e isso pode ser dispendioso. Existe técnicas semelhantes utilizando o GIMP (Graphics Image Manipulation Program), sendo que este programa é disponível tanto para Linux quanto para Windows de forma gratuita e não deixa muito a desejar.
The New CCD Astronomy: How To Capture the Stars with a CCD Camera in Your Own Backyard
Ron Wodasky
2002



Este livro é outra referência na área da astrofotografia. A premissa do livro é: ao final da leitura você deverá estar realizando astrofotos de boa qualidade. E isso, muitos leitores confirmam. O livro é cheio de dicas e "pulos do gato". Ao comprar a versão impressa, você tem direito a se cadastrar no site onde pode baixar a versão em PDF com imagens coloridas (as do livro são todas em preto e branco) e suporte para tirar dúvidas por um ano. O livro é muito bom, apesar do foco primário ser a astrofotografia de céu profundo (DSO).
Observing the Solar System: The Modern Astronomer's Guide
Gerald North
2012



Mais um livro de Gerald North e também traduzido em ingles da versão em alemão. Livro para quem quer se dedicar um pouco mais aos objetos do sistema solar. O livro abrange características do planeta (orbita, oposições, conjunções, etc), observação visual e fotográfica, uso de filtros, além de capítulos destinados a fotometria e astrometria. Relata dificuldades e ilusões na observação visual e outras armadilhas.
Saturn and How to Observe It (Astronomer's Observing Guides
Julius Benton
2005



Pode parecer estranho, mas é isso mesmo: um único livro dedicado apenas a um planeta. A descrição é minuciosa incluindo uma revisão do equipamento, oculares e filtros mais relevantes para observação de Saturno.
Telescope Optics - A Comprehensive Manual for Amateur Astronomers
Harrie Rutten and Martin van Venrooij
2002



Se você pretende extrair o máximo de desempenho do seu telescópio, este é o livro de referência. São descritos os modelos (newtonianos, refratores, catadióptricos, etc) bem como oculares e as aberrações inerentes ao sistema óptico. O livro possui um CD que pode ser comprado separadamente, pois não acompanha o livro; e neste estão presentes os programas para geração dos diagramas "spots" para quem desejar projetar seu próprio telescópio.
Star Testing Astronomical Telescope - A Manual for Optical Evaluation and Adjustment
Harold Richard Suiter
2008



A biblia do teste de estrela (star test). Como saber se nosso telescópio é opticamente bom? Se tivermos acesso a um interferômetro, isso seria fácil e rapidamente determinado. Entretanto, testes interferométricos são dispendiosos até mesmo para os fabricantes. Mas o teste da estrela, simples e eficiente esta ao alcance de qualquer amador. Esse livro detalhe minuciosamente este teste e sua interpretação e as correções que devem ser efetuadas para que você tenha um ótima "perfomance" do seu sistema óptico.
Practical Astronomy with your Calculator or Spreadsheet
Peter Duffet-Smith
Junho, 2011



Com o uso dos simuladores celestes gratuitos (Stellarium, KStars, XEphem, etc) ou comerciais (Starry Night, Redshift, SkySafari, etc) muito do cálculo trigonométrico utilizado nessas computações passaram a fazer parte da "caixa preta" e o usuário acaba por não saber exatamente como funciona aquele programa, só se importando com o resultado final. Enfim, como sou de outra época, tinhamos que desenvolver nosso próprio meio de calcular os eventos celestes; e, um dos livros mais utilizados era do professor Peter Duffet-Smith. Esta edição é uma versão expandida do original "Practical Astronomy with your Calculator", que ainda tenho. O livro é muito bom e permite que você crie rotinas matemáticas para uma calculadora programável ou mesmo uma planilha. 
Uranometria 2000.0 Volume 1 - The Northern Hemisphere to Minus 6 Degrees
Uranometria 2000.0, Vol. 2: The Southern Hemisphere to Plus 6 Degrees
Wil Tirion
Agosto, 1987



Esses dois livros são atlas estelares. Talvez a geração atual nunca tenha usado um atlas estelar, um mapa para as estrelas, assim como um mapa rodoviário. Na década de 70-80, computadores eram luxo no Brasil. Meu primeiro computador foi um ZX Spectrum que ligava na televisão e onde aprendi a programar em Basic. E o meu primeiro PC, foi um Intel 286 com a incrível memória RAM de 1 Mb e um disco rígido de enormes 40 Mb, com tela de fósforo verde. Não existia simuladores e assim, consultávamos mapas estelares para nos acharmos dentre as estrelas a posição de um cometa próximo a uma estrela, aglomerado ou outra coisa. A grande vantagem sobre a geração atual, é que hoje olhamos para o céu estrelado e sabemos caminhar por ele sem nem mesmo olhar a tela do notebook. Esses dois livros são extremamente detalhados e muito, mas muito, bons. 
Observing and Measuring Visual Double Stars
Robert W. Argyle
Janeiro, 2004



Se você esta interessado em sistemas estelares binários (estrelas duplas, triplas, etc) esse livro é a referência. Se possuir uma ocular microreticulada, pode-se realizar um projeto avançado de medida destes sistemas e sua evolução e acompanhamento. O livro é acompanhado de um CD com os catálogos de estrelas do USNO e outros. Estrelas duplas também são utilizadas para testar o limite de resolução do seu telescópio e existe tabelas incluídas no livro para diferentes aberturas de telescópios.


Meteorology: Understanding the Atmosphere
Steven A. Ackerman
Abril, 2011



Como a a nossa própria atmosfera é um fator impactante em nossas observações, visuais ou fotográficas, este livro serve como base para melhor compreender sua dinâmica e nos ajudar a estimar se nossa noite será proveitosa simplesmente observando as mudanças nas nuvens, ventos e outros dados. A versão impressa traz um código para uso dos arquivos disponíveis no site e uso dos tutoriais. Acho que este é um dos livros mais caros que listei por aqui, mas vale a pena.
Observational Astronomy for Amateurs
John Benson Sidgwick
1980



Este livro é umas das referências mais antigas utilizadas por astrônomos amadores. Muitos das técnicas de observação foram aprendidas com este livro. Se você não é um amador de astronomia e sim um astrônomo amador que deseja aprofundar seu conhecimento, este livro lhe dará a base necessária. Existe versões em capa dura e brochura. O meu é de capa dura da Esnlow Publishers. Apesar de antigo e poder ter algumas passagens desatualizadas, a base é extremamente sólida. Infelizmente só pode ser encontrado usado.
21st Century Atlas of the Moon
Charles A. Wood
Dezembro, 2012.



Este livro é um atlas da Lua e foi editado por Charles A. Wood, responsável pelo Lunar Apod, hoje extinto. O livro é encardenado em formato espiral e não sei dizer porque sua primeira edição apresentava uma série de falhas no texto e nas imagens. Por exemplo, à página 32 existe uma fotografia dos Montes Caucassianos, que pode ser confirmada comparando com a fotografia da página 33, onde temos uma mapa fotográfico desta região (próximo a cratera Aristóteles); entretanto, a descrição da foto se refere aos Alpes lunares. Me parece que isso foi prontamente corrigido por uma errata, mas não posso afirmar, pois meu exemplar possui estes erros. No geral, o livro é bom e ajuda a identificar os detalhes lunares, mas essas falhas podem comprometer o aprendizado do novato em selenografia.
Introduction to Webcam Astrophotography: Imaging the Universe With the Amazing, Affordable Webcam
Robert Reeves
Abril, 2006

         

O modo mais barato e acessível de começar na astrofotografia é através do emprego de uma webcam comum como sistema de registro de imagens. Este livro, detalhe em profundidade o uso deste tipo de câmera para obtenção de fotografias planetárias de elevada qualidade. Apesar de as câmeras com sensores dedicados, CMOS ou CCD, estejam cada vez mais acessíveis em preços, uma webcam pode custar 1/10 do valor de uma câmera dedicada; isto, pode ser extremamente interessante para quem esta iniciando no campo da astrofotograifa, reconhecidamente, um terreno extremamente dispendioso quanto ao equipamento. O livro detalha técnicas de captura, limitações, equipamento, processamento de imagem, formatos de arquivo, e outros. O autor é conhecido de revistas especializadas como Astrnomy e Sky & Telescope, onde escreveu diversos artigos, trabalhando com astrofotografia a muito tempo e agora na era digital.                          
KODAK Photographic Filters Handbook 
Kodak Publication
1992



Muitos dos filtros utilizados na observação planetária, se não todos, são classificados segundo seu número Wratten. Esse nome é devido ao seu inventro, Frederick Wratten, que foi o primeiro fundador de uma empresa fotográfica juntamente com C.E.K Mees, seu sócio. Esta empresa foi vendida para a Eastman Kodak Company em 1912 e a Kodak passou a fabricar os filtros Wratten; hoje comercializados pela Tiffen Corporation. Todos os filtros vendidos por empresas como a Baader, GSO, Lumicon e outras companhias para uso em observação planetária são, na realidade, filtros Wratten. Cada filtro tem uma curva espectral bem definida e estas curvas é o do que se trata neste livro; isto é, este livro é um atlas com todas as curvas espectrais destes filtros. Infelizmente não é mais editado e só pode ser encontrado usado. Para quem deseja dominar o uso de filtros em profundidade, este livro é obrigatório.
Burnham's Celestial Handbook: An Observer's Guide to the Universe Beyond the Solar System
Robert Brunham Jr.
1978




Este é um conjunto de três livros. Também é o mais antigo que listo aqui nesta resenha. Cada livro cobre uma região do céu dividida em graus (uma mais ao norte, outra mais no meridiano e outra mais ao sul). É a biblia do observador de céu profundo. Detalha todos os objetos de Messier, gálaxias, aglomerados e etc. Se o seu objeto de estudo é este tipo de objeto, então, esse é o livro indicado. Não é mais editado, mas pode ser encontrado usado em bom estado por preços como 20 dólares os três volumes. 
Norton's Star Atlas and Reference Handbook
Ian Ridpath
Outubro, 2003




Este livro é um clássico entre os atlas estelares. Além de possuir mapas estelares e da Lua, o Norton Star Atlas, discorre sobre muitos termos técnicos que aparecem no dia a dia do observador como, por exemplo, esfera celeste, ecliptica, transparência, seeing, cronometragens, registros de observação, objetos do sistema solar, estrelas, etc. Vale a pena ter o livro, pois parece que são vários livros em um só e, naturalmente, se for de interesse do leitor, ele poderá se aprofundar mais nos assuntos de seu interesse utilizando de livros mais específicos.
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal