- Se o objetivo é utilizar um computador em um observatório, procure optar por um desktop (computador de mesa) e não por um computador portátil (notebook, ultrabook, laptop).
- Por outro lado, se o objetivo é levar o AIS para locais mais remotos e assim é necessário uma certa portabilidade, então, os computadores portáteis são a escolha lógica.
- O processamento dos dados coletados será realizado pelo computador, entretanto, sua visualização é efetuada através do monitor ou tela do computador. Procure trabalhar com monitores IPS e não TN. Desenvolvido com a finalidade de aumentar a qualidade da imagem e projeção, o IPS (In-plane switching) é um recurso de cristal líquido TFT adotado em displays de LCD. Por outro lado, TFT não é um recurso (uma tecnologia) mas um tipo de cristal líquido utilizado em telas LCD (Thin Film Transistor - TFT). Por exemplo, nos televisores e/ou monitores com o recurso IPS, a imagem é alinhada horizontalmente, ao contrário dos tradicionais TFT que alinham os cristais líquidos pelo pólo vertical (TN - Twisted Nematic). Todo display (monitor) é constituído por cristais líquidos (daí o nome LCD - Liquid Cristal Display). Este display é iluminado por LED's (monitor de LED) ou não (monitores comums LCD). A tecnologia IPS pode ou não estar presente no monitor. Caso exista, diz-se que o monitor é LED IPS. A diferença visível, contudo, fica por conta das a taxas de atualização. O sistema de uma tela LCD com qualidade IPS pode chegar até incríveis 240Hz, enquanto que, em uma comparação direta, os displays convencionais de LCD contam com taxas que variam de 60 e 75Hz. Além disso, o ângulo de visualização dos monitores IPS é maior, tipicamente, em torno de 170 graus e a reprodução de cores é mais fiel, ao contrário dos LCD's TN (Figura 2)