- Umidade relativa de pelo menos 70 % por 3 dias;
- Pouca ou nenhuma circulação de ar;
- Ausência de luz (escuridão);
- Nutrientes (providos pelos particulados depositados sobre a superfície óptica);
- Temperatura entre 10 e 35 graus Celsius.
- Nunca guarde seu equipamento umido. Espere secar para poder coloca-los nas caixas dde armazenamento.
- Reduza a umidade relativa para menos de 60 %, mas não exceda o limite inferior de 30 %, pois também pode danificar seu equipamento por outra via.
- Idealmente, utilize caixas que possam ser climatizadas.
- Use um termo-higrometro em seu observatório e no local onde armazena seus componente ópticos. Um equipamento destes pode ser obtido no Brasil por menos de cem reais.
- Utilize silica-gel com indicador dentro das caixas que armazenam seu equipamento óptico. Existe silica-gel verde e silica-gel azul, quando saturada de umidade, ela muda de cor para laranja e rosa, respectivamente. Para restaura-las, coloque-as em uma estufa a 105 ou 110 graus Celsius até retornarem a sua cor original. Espere esfriar para utiliza-la e guarde-a em recipiente bem fechado.
- Se o seu armário ou caixa de guardar equipamento óptico possuir sistema de aquecimento, use-o ! Uma temperatura de 40 graus Celsius é o ideal e pode ser obtido por utilizar secadores de cabelo, lâmpadas incandescentes ou resistências elétricas controladas por um potenciômetro (Figura 5).
Figura 5. Caixa de oculares com sistema de aquecimento controlado por potenciômetro.
- Caixas herméticas contendo em seu interior saquinhos com silica-gel e que possam ter a pressão equalizada são uma excelente opção, mas dispendiosa; entretanto, isso depende do ponto de vista comparado com o custo de um equipamento óptico (Figura 6).
Figura 6. Caixas de armazenamento com sistema de equalização dde pressão, resistentes a água e poeira. Crédito: Pelican Inc.
- Tenha o hábito de periodicamente expor suas oculares a um banho de sol no horário de 11:00 a 13:00 h do tempo local. Neste horário, além do calor, há um nível elevadíssimo de radiação ultra-violeta que atuará como esterilizante eliminando possíveis esporos ou fungos que tenham começado a se desenvolver nas oculares, principalmente na lente de campo que fica próxima ao olho do observador. NÃO UTILIZE ESTE PROCESSO PARA OS TELESCÓPIOS SOB RISCO DE DANIFICA-LOS DEFINITIVAMENTE E MESMO CAUSAR ACIDENTES GRAVES COM VOCÊ OU OUTRA PESSOA DESAVISADA.
- SÓ LIMPE O ESPELHO PRIMÁRIO DO SEU TELESCÓPIO QUANDO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO !
- NUNCA, MAS NUNCA, COLOQUE SEU ESPELHO SOBRE A ÁGUA CORRENTE SAINDO DE UMA TORNEIRA !
Álcool Isopropílico PA...................................... 160 mLÁgua purificada................................................ 320 mLDetergente Neutro........................................... 2 gotas