Software - Parsec

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Software

Biblioteca


Listagem dos principais programas para Astronomia. É impossível listar todos os programas, sejam de domínio livre ou comerciais, simplesmente porque sempre algo novo esta sendo adicionado. Entretanto, o melhor programa é aquele que você tem domínio e compreensão das suas funções e rotinas. Não adianta ter um programa poderoso se não se tem a mínima idéia de como opera-lo.
Processamento digital
Stellarium - programa de simulação da esfera celeste (planetário) em código aberto possuindo versões para diversas plataformas, incluindo Linux e Windows.

WinJupos - programa para cálculo de efemérides planetária com recursos bastante avançados para astrofotógrafos como rotinas de deconvolução. Sua versão é apenas para Windows, incluindo Windows 8 e 8.1, mas pode ser executado tranquilamente em ambiente Linux sob emulação com Wine.

Registax - programa para processamento de imagem planetárias. Também exclusivo para ambientes Windows, mas podendo ser executado em Linux sob emulação com Wine.

Auto Starkket! (AS!2) - programa para processamento de imagens planetárias extremamente eficiente. Exclusivo para ambientes Windows, mas podendo ser executado em Linux sob emulação com WineUm tutorial em português escrito pelo grande amigo Avani Soares pode ser lido aqui.

PIPP - é um programa para pré-processamento de imagens planetárias antes do processamento e empilhamento em programas como AutoStarkket ou Registax. Exclusivo para ambientes Windows, mas podendo ser executado em Linux sob emulação com Wine.

Phtofiltre - programa para retocagem de imagens, permitindo ajustes simples e avançados sobre a imagem com aplicação de uma série de rotinas de filtro. Exclusivo para Windows, é um programa bastante versátil. Não testei sua execução em ambiente Linux sob emulação com Wine, mas acredito que seja executado sem problemas. Um tutorial em português escrito pelo grande amigo Avani Soares pode ser lido aqui.

Cartes du Ciel - programa para geração de cartas celestes utilizandos diversos catálogos estelares, além de poder determinar a posição dos planetas e cometas na esfera celeste. Programa multiplataforma, tendo versões para Linux, Windows e Mac.

Virtual Moon Atlas - atlas virtual da Lua. Este programa permite a observação e o estudo da superfície lunar e suas formações. Programa multiplataforma: Linux, Windows e Mac.

IRIS - programa para processamento de imagens astronômicas extrmamente completo. Pode ser usado tanto para processamento de imagens DSO quanto de imagens planetárias e diversos tutoriais. Não testei sua execução em ambiente Linux.

SkyTools3 - programa para registro e planejamento de observações astronômicas. Permite o planejamento detalhada de uma noite de observação ou sessão de astrofotografia. Extremamente completo, muito rápido em seu processamento, mesmo sob emulação com Wine em Linux. Infelizmente é um programa comercial com a versão mais simples custando $ 39.95.


Figura 1. SkyTools3 rodando em Windows 7 Professional.

PixInsight - esse é o Photoshop do processamento de imagem em astronomia. Programa extremamente completo, com diversos recursos e alta complexidade, exigindo uma curva de aprendizado de uso acentuada requisitando muitas horas de estudo para um domínio razoável de seus recuros. É multiplataforma rondando em Windows e Linux e BSD. Programa comercial que pode ser experimentado por 30 dias, ao final dos quais é necessário obter a licença comercial ao custo de 230 euros.


Figura 2. PixInsight sendo executado em Windows 10.


AstroArt - programa para processamento e aquisição de imagens astronômicas. Muitos comparam este programa com o Maxin DL, só que a um custo de aquisição bem menor. Possui diversas rotinas de processamento de imagem muito eficientes. Versão apenas para Windows. Não testei em Linux. O preço atual da licença de uso é de 129 euros.

MaxIm DL - programa bastante badalado na comunidade astronômica para processamento de imagem. Possui diversos recursos, inclusive de controle da câmera, autoguia, roda de filtros motorizada, focalizadores automáticos, montagem do telescópio, estação meteorológica e acesso remoto. Executa apenas em Windows. A versão básica custa $ 199.00 e a versão completa $ 599.00.

Starry Night - um dos mais completos simuladores planetários comerciais disponíveis. As versões mais recentes já incluem os exoplanetas em sua simulação. Versão para Windows e Mac. A versão mais simples custa $ 49.95.


Figura 3. Starry Night Pro Plus rodando em Windows 10.






 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal